Publicações

Artigos e tendências em Vendas, Negociação e Liderança

5 dicas para criar boas apresentações

Podemos não perceber, mas estamos nos apresentando o tempo todo. Fazemos apresentações no almoço de domingo, em reuniões na empresa, conversas com o chefe ou com o namorado (a). Saber se comunicar com clareza e expressar suas ideias para agregar valor, é uma das habilidades mais exigidas atualmente porque através da oratória podemos encantar, influenciar e persuadir nosso público.


Do que são feitas boas apresentações?

O domínio da oratória é fundamental e o primeiro passo de oradores confiantes é o dmínio de seu conteúdo.

Boas apresentações possuem um bom conteúdo com uma estrutura atrativa. Vamos ver abaixo os principais elementos de apresentações que encantam e vendem ideias:

Defina sua mensagem. O que eu quero que a audiência faça após minha apresentação? Boas apresetações provocam ações como, por exemplo, utilizar as dicas de sua plateia, fechar um negócio, comentar com outros sobre o que ouviu. Mensagens vazias não possuem a capacidade de promover ações, mas mensagens potentes e que tocam certamente provocam ações. Por isso, comece a sua apresentação definindo a sua mensagem principal em uma frase: o que você quer que sua audiência faça ou sinta após a sua apresentação.

Conheça sua audiência. Você já conhece sua mensagem, parabéns. Agora, é o momento de identificar quem é o alvo da sua mensagem, que é seu público.

Faça algumas perguntas:

  • Quanto minha audiência conhece sobre o assunto?
  • O que sabem sobre mim?
  • O que eles esperam de mim?
  • Qual o interesse no que eu digo?
  • Qual é a sua atitude em relação a mim?
  • Qual é a sua atitude em relação ao meu assunto?
  • Quais suas características: idade, formação, cargos, origem étnica/cultural, etc?

Essas questões são particularmente cruciais, pois credibilidade e confiança são fundamentais em apresentações bem sucedidas. Você precisa saber antes de começar a planejar a apresentação como seu público o considera. Fazm parte do conteúdo a escolha do seu comportamento, linguagem, roupas e atitude em relação ao público, ao tema.

Muitos apresentadores focam no seu próprio conteúdo e não levam em conta que apresentações memoráveis respondem a questões que são relevantes para a platéia, não ao apresentador.

Tenha foco na audiência. Responda à questão: "Qual o PROBLEMA eu resolvo ou dor que eu alivio?" As apresentações são usadas sempre que queremos comunicar um mensagem. No entanto, as pessoas assimilam e compreendem o que faz sentido para elas, caso contrário será apenas mais uma informação no meio de tantas outras que recebemos no dia a dia. Apresentações que encantam e influenciam abordam temas de maneira atrativa para o público e devem ser feitas na forma que preferem se comunicar. Quem deve se adaptar é você, apresentador, e não a audiência. Em cursos de Oratória e Técnicas de Apresentação, você pode conhecer técnicas para desenvolver apresentações centradas na audiência.

Use a estrutura 3-1-2. Comece pelo fechamento. Depois planeje uma abertura memorável e, por fim, o corpo da apresentação. Geralmente, começamos juntando vários slides e informações, ou seja, começamos pelo corpo da apresentação. Apresentadores habilidosos começam com o fim em mente e preparam-se para dois momentos de glória: a largada e a chegada.


Para se tornar um apresentador que encanta, conheça mais sobre Oratória e Técnicas de Apresentação GoAhead For You. O curso prático, com gravações e feedbacks de consultores especialistas, desenvolve a habilidade e a segurança para uma comunicação de alto nível.

Após o curso, você pode contar com mentoria especializada para se preparar para uma apresentação real e desafiadora, aplicando todas as técnicas e recursos aprendidos. Na GoAhead For You nós acreditamos que cada um pode desenvolver o seu melhor.

Sobre o Site


Mantendo nossa missão de trazer o que tem de melhor e mais diferenciado para o universo de vendas, compartilhamos artigos com tendências no mercado global que podem contribuir com insighs de como você e sua empresa podem performar melhor.

Outras publicações