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Como fazer os treinamentos de vendas trazerem mais resultados?

Como fazer os treinamentos de vendas gerarem mais vendas? 


A transformação digital chegou, mudou a forma como as pessoas aprendem e trouxe ainda mais desafios para os treinamentos de vendas. Após as sessões de treinamentos, os participantes saem motivados, com muitos insights e cheios de vontade de colocar em prática o que aprenderam. Porém as situações cotidianas e os velhos hábitos acabam por diminuir esse ímpeto e por comprometer os resultados.

Por isso, mesmo com toda a tecnologia, o RH continua com o desafio de engajar as pessoas na mudança de comportamento para trazer os resultados esperados.

Como o desenvolvimento de times de alta performance é sem dúvida um assunto estratégico para o RH, aqui você encontrará elementos fundamentais com base em eficientes práticas para tornar seus programas de treinamento verdadeiros catalisadores de resultados para a empresa.


Como tornar os treinamentos mais eficazes?

A transformação digital chegou, mudou a forma como as pessoas aprendem e trouxe ainda mais desafios para os treinamentos de vendas. Após sessões de treinamentos, os participantes saem motivados, com muitos insights e cheios de vontade de colocar em prática o que aprenderam. Porém as situações cotidianas e os velhos hábitos acabam por diminuir esse ímpeto e por comprometer os resultados.

Por isso, mesmo com toda a tecnologia, o RH continua com o desafio de engajar as pessoas na mudança de comportamento para trazer os resultados esperados.

Times de alta performance possuem comportamentos específicos que são traduzidos em práticas do dia a dia. Vemos isso muito claramente tanto em líderes quanto em vendedores de alta performance. Nos treinamentos, o objetivo é ensinar essas práticas e moldar esses comportamentos. No entanto, sabemos há muito tempo que apenas uma sessão de treinamento não se traduz em efetividade.

Por mais prático que seja, sabemos que um ou dois dias de treinamento é apenas um catalisador da mudança, mas não gera muitos resultados se não estiver apoiado em um programa de prática continuada.


Como montar um programa contínuo que sedimenta os conceitos?


1. As pessoas têm que ter a oportunidade de praticar logo após o treinamento e discutir os acertos e os erros com experts. Por isso, atividade e prática entre os módulos devem ser mandatárias.

2. As pessoas se esquecem dos conteúdos e acabam não os incorporando ao dia a dia. Por isso, adotar recursos que as façam lembrar e estimular a aplicação de conceitos é fundamental. A tecnologia ajuda nesse sentido com aplicativos e games que estabelecem desafios para os participantes.

3. O engajamento vem de dentro, mas tem que ser estimulado. Utilizar ferramentas, aplicativos, grupos de discussão das melhores práticas.

4. Coaching, coaching, coaching. Mais de 50% do resultado do treinamento está na liderança direta do dia a dia, não no RH.

5. Reconhecer o sucesso. Premiar e reconhecer os que implementaram e obtiveram sucesso com as táticas aprendidas cria um ambiente favorável à adoção de novas práticas.


O educador Edgar Dale já trouxe esse conceito há muito tempo. Veja abaixo o cone de aprendizagem:



 

Se sua empresa ainda adota um modelo de treinamento tradicional que não considera sessões de prática pós-treinamento, sugerimos que repense suas práticas. A tecnologia mudou a forma como as pessoas aprendem e consomem conteúdo e só trouxe mais um desafio para a área de Treinamento e Desenvolvimento.


Sobre essa dica:


O tema deste artigo está baseado nos Programas de Sedimentação da GoAhead. Nesses programas, os participantes vivenciam experiências que permitem aplicar conteúdos, práticas e ferramentas em cases reais de vendas, negociação, atendimento e liderança. Através de metodologia prática, sistemática e que promove desafios, respondemos às dúvidas comuns do processo de incorporação de novos comportamentos e superamos as resistências de aplicação no dia a dia, levando os participantes a refletir sobre o que podem aprimorar para alcançar melhores resultados.

A GoAhead, com sua metodologia de aprendizado e parcerias internacionais, traz ciência para a arte de vendas, negociação, atendimento e liderança. Nós ajudamos profissionais e empresas a desenvolver estratégias, implementar processo prático e construir habilidades e competências para levar os resultados a patamares superiores. Somos especializados em área comercial, atuando nas diversas disciplinas para formação de equipes e estruturas comerciais de alto desempenho.


Caso tenha dúvidas ou queira mais informações sobre alguma técnica ou ferramenta, ligue para 11 3213-2456.


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