Publicações

Artigos e tendências em Vendas, Negociação e Liderança

Como Liderar Millennials

Já sabemos que o velho ditado "Manda quem pode, obedece quem tem juízo" já não funciona para a nova geração que está chegando às empresas. Agora surge a necessidade da organização de ter "uma razão de ser, o que inspira e o que move toda a organização". O modelo de liderança por propósito reconhece que:

  • A liderança surge da convicção de um indivíduo para realizar algo que importa
  • A liderança floresce quando, em busca dessa convicção, o indivíduo consegue articular uma visão que os outros desejam abraçar e contribuir
  • O líder é capaz de demonstrar uma série de compromissos sustentados por si próprio e pela empresa.

O líder atual, além de ser um bom comunicador, é um engajador. Isso começa por saber o que quer, como comunicar e, com isso, conseguir engajar todos no mesmo propósito. Enquanto um chefe tradicional não se preocupa em desenvolver uma meta comum e forma uma equipe que se perde no individualismo das pessoas, o líder atual deve agir como coach, unindo os colaboradores em um time que sabe o que deve fazer e os resultados que precisa atingir. Este tipo de líder está sempre à disposição para apoiar e dar suporte.

Trata-se de uma mudança significativa: o líder não é somente aquele que cobra resultados, mas alguém que ajuda as pessoas da equipe a se conectarem, que tem um foco muito grande em autoconhecimento, desenvolvimento de comprtências e habilidades. Atua, portanto, como um inspirador no sentido de motivar as pessoas a atingirem cada vez mais as suas metas.

A liderança por propósito é intencional, é capaz de identificar um "PORQUE" PESSOAL - a motivação que leva alguém a se empenhar em um objetivo definido - e eles traduzem com sucesso esse ideal em um "PARA QUE" ORGANIZACIONAL - uma visão e mensagem mais ampla que direciona as equipes.

Com isso, esses líderes assumem Cinco Compromissos:

  • Inspirar: Eles inspiram os que os rodeiam a se juntarem à busca de uma visão comum;
  • Engajar: Eles envolvem cada membro da equipe em atividades significativas;
  • Inovar: Eles envolvem cada membro da equipe em atividades significativas;
  • Alcançar: Eles conseguem resultados significativos organizando pessoas;
  • Adquirir: Eles se tornam mais conscientes de sua capacidade de se transformar, treinar e influenciar as pessoas.

 No programa Liderança e Auto Liderança da GoAhead, focamos no desenvolvimento do propósito pessoal como ponto de partida para a jornada de formação de líderes.

Sobre o Site


Mantendo nossa missão de trazer o que tem de melhor e mais diferenciado para o universo de vendas, compartilhamos artigos com tendências no mercado global que podem contribuir com insighs de como você e sua empresa podem performar melhor.

Outras publicações