Publicações

Artigos e tendências em Vendas, Negociação e Liderança

Do que são feitos treinadores excepcionais?


Um grande treinador inspira. William Ward, escritor americano, dizia que "O treinador medíocre conta, o bom treinador explica, o treinador superior demonstra e o grande treinador inspira". Em nossa experiência entregando treinamentos há 8 anos, percebemos que bons treinadores se perguntam o tempo todo como inspirar os participantes a ter um melhor desempenho.

Muitas pessoas pensam que basta conhecer bem o assunto e ser capaz de se comunicar bem para ser um bom treinador. As duas qualidades são importantes, mas não suficientes para ser um treinador eficaz.

Toda vez que alguém nos aborda querendo se tornar consultor de treinamentos, a primeira pergunta que fazemos é: porque quer se tornar treinador? Se a resposta for "porque tenho muita bagagem e tenho muito a ensinar", já sabemos que teremos um treinador mediano. Treinadores excepcionais são, acima de tudo, pessoas que querem contribuir com o aprendizado de alguém, que queiram facilitar e inspirar movimentos.

Bons treinadores são feitos, não nascem prontos. Então, o que faz um bom treinador?


  • Ser um bom ouvinte

Uma escuta afinada, com genuíno interesse no participante, é fundamental. Mais uma vez, o treinamento não tem a ver com o conteúdo, mas como as pessoas implementarão aquele conteúdo.

Por isso, ter uma escuta atenta e ativa com foco em entender as motivações e desafios de cada participante, proporciona a inspiração para a ação.

  • Utilizar uma metodologia

Um dos problemas do consultor é que todo mundo acha que pode ser um apenas com seu conhecimento. No entanto, há muita ciência por trás do aprendizado e metodologias de facilitação e treinamentos para adultos são fundamentais para proporcionar uma experiência marcante e inspiradora.

  • Postura de facilitador, não de professor

Em treinamento, apenas facilitamos o aprendizado. Adultos aprendem a partir de sua própria experiência e novos conceitos provocam insights e motivam a ação, mas a aplicação real e a mudança de comportamento depende do participante.

Por isso, o consultor de treinamentos é um facilitador, faz boa perguntas e estrutura o treinamento para que o participante saia preparado e motivado para aplicar.

  • Facilitar com perguntas

O que tem mais poder de influência: uma pergunta ou uma afirmação? Facilitadores excepcionais conhecem e utilizam perguntas para mover comportamentos e promover compromissos. Importante ressaltar que todos fazem perguntas, a diferença está na qualidade das perguntas e no impacto que causam. Perguntar é uma habilidade e quanto mais praticada e estruturada, melhor o resultado.

Muitos profissionais se lançam ao mercado como consultores, usando apenas a sua própria experiência profissional. Mesmo com ampla bagagem e muito conhecimento, a prática como consultor acaba apresentando vários desafios e a falta de uma formação estruturada e método reduz a possibilidade de prosperar. Recomendamos fortemente que profissionais que queiram se desenvolver como consultores de treinadores invistam numa formação estruturada e robusta para atender as expectativas dos participantes e clientes.


============================================================================================

Sobre este Artigo:

O tema desse artigo faz parte do programa Train The Trainer da GoAhead. Esse programa desenvolve habilidades, comunicação e técnicas que formam consultores de treinamento para promoverem uma mudança significativa nos comportamentos e impacto nos resultados.

A GoAhead, com parcerias internacionais, traz ciência para a arte de treinamentos, vendas, negociação e liderança. Nós ajudamos profissionais e empresas a desenvolver estratégias, implementar um processo prático e construir habilidades e competências para levar os resultados para patamares superiores. Somos especializados em pessoas e performance, atuando nas diversas disciplinas para formação de equipes de alto desempenho. Caso tenha dúvodas, ou queira mais informações, entre em contato conosco.

Sobre o Site


Mantendo nossa missão de trazer o que tem de melhor e mais diferenciado para o universo de vendas, compartilhamos artigos com tendências no mercado global que podem contribuir com insighs de como você e sua empresa podem performar melhor.

Outras publicações