Publicações

Artigos e tendências em Vendas, Negociação e Liderança

Liderança no Século XXI

Como liderar num mundo em que ninguém mais se compromete?


O líder atual, além de ser um bom comunicador, precisa saber engajar. Isso começa por saber o que quer, como comunicar e, com isso, conseguir engajar todos no mesmo propósito. Enquanto um chefe tradicional não se preocupa em desenvolver uma meta comum e forma uma equipe que se perde no individualismo das pessoas, o líder atual deve agir como coach, unindo os funcionários em um time que sabe o que deve fazer e os resultados que precisa atingir. Este tipo de líder está sempre à disposição para apoiar e dar suporte.

Trata-se de uma mudança significativa: o líder não é somente aquele que cobra resultados, mas alguém que ajuda as pessoas da equipe a se conectarem, que tem um foco muito grande em autoconhecimento, desenvolvimento de competências e habilidades. Atua, portanto, como um inspirador no sentido de motivar as pessoas a atingirem cada vez mais as suas metas.

Alguns aspectos fundamentais do líder do século 21 é ter iniciativa e criatividade, além de, sobretudo, ser exemplo de conduta tanto na vida profissional como pessoal. O líder atual assume a responsabilidade de constantemente desenvolver o time, direcionando as pessoas para o aumento da performance no dia a dia.

Abaixo algumas ações a fazer no dia a dia para se desenvolver como líder coach no século 21:

    1. Comece com o objetivo em mente

Do livro “Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes”, de Stephen Covey, não dá para orientar se não tiver um objetivo. Portanto, defina metas e objetivos para sua equipe e alinhe com cada colaborador. Certifique-se de que o que se espera de cada um esteja bem claro.

    2. Foque no GoSelf das pessoas

Cada colaborador tem interesses e motivações próprias. Poucos líderes antigos focavam em alimentar o GoSelf de cada um (conceito do curso Liderança Inspiradora). Atualmente, especialmente com a geração millenium, conectar-se com o propósito de cada colaborador ficou mais do que mandatório para todo líder que quer ser bem sucedido. 

    3. Seja exemplo   

Se você escolheu ser líder, tenha consciência de que há diversas pessoas olhando para você em busca de  diretrizes e orientações. Como o antigo ditado diz “Atitudes falam mais que palavras”, sua equipe vai captar mais mensagens das suas atitudes do que de suas palavras. Portanto, acorde todos os dias com o objetivo pessoal de ser exemplo para sua equipe. Elimine o “ Faça o que digo, mas não faça o que eu faço”.

    4. Escolha conscientemente quando ser Diretivo ou Participativo

Cada situação exige uma atuação diferente. Por isso, faça diariamente o exercício de conscientemente   compreender se a situação exige um perfil mais diretivo ou participativo (conceito do curso Liderança Inspiradora).

    5. Arrisque-se diariamente

Albert Einstein já dizia “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Pensar e agir diferente com certeza ampliará as suas possibilidades de alcançar resultados extraordinários. Se pararmos para pensar, é isso que o mercado atual exige: coisas diferentes, produtos diferentes, e principalmente, posturas diferentes.


Desenvolver-se como líder no século 21 vai exigir expandir seus pontos de vista todos os dias. Vamos começar a praticar com os itens acima?

Se quiser nos enviar seus comentário, dúvidas ou aprendizados, escreve para:
liderança@goaheadconsultoria.com.br

Sobre o Site


Mantendo nossa missão de trazer o que tem de melhor e mais diferenciado para o universo de vendas, compartilhamos artigos com tendências no mercado global que podem contribuir com insighs de como você e sua empresa podem performar melhor.

Outras publicações