Publicações

Artigos e tendências em Vendas, Negociação e Liderança

Transforme as preocupações dos clientes em oportunidades de diferenciação

Resultado de imagem para transformando preocupações em clientes

Um vendedor entra no escritório de seu prospect apenas para ouvir algo como: Estamos muito satisfeitos com nosso fornecedor atual e não estamos pensando em mudar." Atordoado, ele agradece o prospect e vai embora.

Essa é a pior coisa que você pode fazer, sugerimos também que não afaste o prospect dizendo algo negativo sobre a concorrência. Em vez disso, reconheça o quão importante é ter um bom relacionamento com um fornecedor em que você pode confiar. Mas lembre-se que há uma série de circunstâncias que podem apresentar oportunidades para outro fornecedor confiável. Você precisa fazer as perguntas certas para descobri-las.

Conte-me sobre seu relacionamento com seu fornecedor atual.

A medida que você dá uma olhada nessa relação, se você pudesse melhorar um aspecto desse relacionamento, o que seria isso?

Se houvesse essa melhora, o que isso significaria para você e sua empresa?

Essas perguntas poderiam fazer emergir algo que o fornecedor atual não pode fornecer, mas que você pode. A informação colhida pode ser a abertura que você precisa para compartilhar detalhes sobre a solução considerando o futuro.

Evite tentar confrontar o cliente e provar que está errado. Em vez disso, faça perguntas para entender seu ponto de vista e sempre forneça provas sobre suas capacidades.

Depois de ter apresentado provas relevantes, não basta assumir que o cliente está absolutamente convencido. Verifique que não existem preocupações persistentes ou dúvidas antes de passar para a próxima etapa no processo de vendas. A pouca habilidade de identificar as preocupações do prospect ou cliente e resolvê-las não só lhe custa a venda, mas também mancha a reputação de sua empresa porque valida impressões equivocadas do cliente com relação a empresa e produto. Quando tratadas profissionalmente, as preocupações dos clientes permitem a você se diferenciar e fornece a base para fechar com sucesso a venda.

Para vender mais, há duas variáveis para melhorar: aumentar a capacidade de prospectar e melhorar a taxa de fechamento. As dicas acima focam na variável prospecção. Caso tenha dúvidas ou queira mais informações sobre alguma técnica ou ferramenta, ligue para 11 3213-2456.

Sobre essa Dica:

O tema desse artigo está baseado no programa Value Selling GoAhead. Nesse programa, o participante compreende como estruturar abordagens mais relevantes e convincentes baseadas nas necessidades dos clientes. Além disso, aprende técnicas para eficazmente se diferenciar no mercado, ampliando suas chances de prospectar e fechar negócios.

A GoAhead, e outras metodologias, traz ciência para a arte de vendas. Nós ajudamos profissionais e empresas a desenvolver estratégias, implementar um processo prático e construir habilidades e competências para levar os resultados para patamares superiores. Somos especializados em área comercial, atuando nas diversas disciplinas para formação de equipes e estruturas comerciais de alto desempenho.

Sobre o Blog


Mantendo nossa missão de trazer o que tem de melhor e mais diferenciado para o universo de vendas, compartilhamos artigos com tendências no mercado global que podem contribuir com insighs de como você e sua empresa podem performar melhor.

Artigos Relacionados