Skip to content

5 dicas para vencer a procrastinação

O dia passa e várias coisas que planejamos fazer não avançam. Você precisava escrever um relatório e antes de começar, parou para tomar um café, depois viu que precisava regar a planta, passou no banheiro só para garantir, abriu o e-mail e resolveu responder às mensagens e, de repente, já era hora do almoço. Deixa o relatório para depois do almoço e assim o dia segue, chegando ao fim sem ter nem tocado na atividade que precisava ser feita.

A procrastinação é um daqueles problemas que aflige muita gente. Tem várias causas, mas inevitavelmente causa ansiedade e atrapalha o andamento das atividades e a realização dos nossos planos. Vamos ver hoje o que causa a procrastinação e como podemos evita-la.

  1. Faça planos específicos. Quando você coloca um prazo certo, sua produtividade aumenta. Tenha uma agenda ou algum caderninho que você pode usar para anotar suas tarefas e faça planos específicos, com data e hora (sim, bem específico). Só fazer a lista não adianta.  Afinal, existe um direcionamento e você pode se comprometer mais diretamente. Aproveite para colocar no papel o passo a passo do que você precisa fazer.
  2. Pensar em passar uma tarde inteira estudando física assusta, né? A chance de abandonar essa ideia vai ser grande. Mas, se você destinar, por exemplo, apenas 1 hora do seu dia, as chances de desanimar são menores. E uma hora é melhor do que nenhuma, certo? A ideia da dica é essa. Se você fizer suas tarefas em pequenos períodos de tempo, você vai ver que ela nem era tão ruim assime que você já poderia tê-la resolvido há muito mais tempo.
  3. Quando perceber que procrastinou, não se odeie. Perdoe-se. Aceite e bola pra frente. Não carregar essa culpa vai ajudá-lo a se tornar mais produtivo. Ao invés de se desanimar se culpando, invista em virar o jogo começando a produzir o que tinha em mente.
  4. Seu trabalho não vai ficar melhor no futuro do que ficaria se você o fizer agora. Uma das causas da procrastinação é a tendência de a pessoa se cobrar muito e querer tudo perfeito. “Tenho que ter um tempão livre para fazer essa atividade porque ela tem que estar perfeita!” ou “Hoje não estou tão bem assim e o trabalho vai sair horrível” são pensamentos que você deve evitar. Tente não exigir tanto de você e verá que será bem mais fácil começar algo.
  5. Recompensar-se por fazer coisas que você não quer pode ser um motivador poderoso.Não coma o chocolate antes da tarefa. Diga que vai dá-lo de presente a si mesmo depois que terminar o que está fazendo. Valem como “presentes”: 5 minutinhos de pausa nos estudos para rolar o feed do Facebook ou dar aquela checada no WhatsApp, uma ida ao cinema depois de terminar os estudos do dia ou até uma soneca à tarde se você conseguir adiantar o trabalho. Seja criativo nessa hora. Quanto mais legal, mais motivador!

Como você usa seu tempo atualmente? Você tem dificuldade de priorizar atividades? Profissionais bem sucedidos são os que cultivam bons hábitos e práticas de produtividade. O curso Missão Cumprida – Como Fazer Seu Tempo Render Mais e Ser Produtivo desenvolve o mindset e novos hábitos que o tornam mais produtivo.

Siga-nos