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6 Técnicas para Manter a Atenção do Inicio ao Fim em Apresentações e Cursos Virtuais

Sabe aquela percepção de que fazer apresentações ou cursos virtuais é mais difícil? Pois é, realmente oradores, apresentadores e facilitadores virtuais tem um desafio adicional.  É muito fácil desconectar. Se antes as pessoas demoravam minutos para se desconectar totalmente, agora você tem de 20 a 30 segundos. Ou seja, a neurociência diz que o cérebro faz uma avaliação a cada 20 ou 30 segundos: isso é relevante ou tem coisa melhor para fazer? É um processo natural, instintivo, em que o cérebro fica buscando formas de se satisfazer com o que dá prazer ou é mais interessante. 

Então como facilitadores e apresentadores virtuais podem manter a atenção do público do início ao fim? Utilizando estímulos distintos a cada 30 ou 60 segundos, de forma que a capturar a atenção do cérebro da audiência e manter o foco.

Trazemos aqui para você 6 técnicas que podem ser facilmente aplicadas e melhorar consideravelmente a adesão de sua audiência virtual durante suas apresentações ou cursos:

  1. Atenção especial aos recursos visuais, como slides, fotos ou gráficos. rJá usávamos esse recurso no presencial, mas no virtual a nossa recomendação é usar mais as cores para captar a atenção do cérebro. Também faça maior uso das animações para conduzir o foco e manter a mente da sua audiência ocupada . Utilize também uma quantidade maior de slides – isso não quer dizer para ter mensagens mais longas, mas ter mais recursos visuais para acompanhar sua fala. Parece simples, mas faz uma diferença enorme, sobretudo para plateias que tem o hábito de desligar câmeras e fazer outras atividades.
  2. Se não tiver recursos visuais, ou optar por não ter, como lives no Instagram, por exemplo, dê atenção especial a sua voz. Planeje as apresentação e introduza as pausas nos lugares certos. Use o silêncio a seu favor (uma pausa bem colocada traz um efeito enorme de fazer mensagens chave ecoarem). O silencio chama atenção e se usado, com parcimônia, é incrível. Em que partes especificas inserir o silencio? Nas partes que você quer ressaltar. A cadência e a energia de sua voz são poderosos para manter sua audiência interessada em você. você certamente já sabe disso, nossa sugestão aqui é usar com consciência.
  3. Utilize mais vezes histórias curtas, metáforas, provérbios. A ideia aqui é colocar uma ideia na mente da audiência e com isso reter a atenção do cérebro por alguns minutos.
  4. Outro recurso para captar a atenção é mantê-las ativas. Esse é o meu recurso predileto como apresentadora e facilitadora de cursos. As pessoas ativas aprendem mais e lembram-se mais das coisas que fizeram.
  5. Fazer mais perguntas que numa apresentação ou curso presencial. Mesmo as perguntas retóricas. Nos nossos cursos de oratória e facilitação de cursos, ensinamos como lidar com grandes plateias. Nesse caso, não dá para obter respostas do público, mas é altamente recomendável fazer perguntas retóricas. Elas coloca, o cérebro em atividade e, mais uma vez, capturamos a atenção. Se a pergunta vem com simpatia ou humor, fica melhor ainda.
  6. Utilizar filmes. Esse é um recurso que poucos usam, mas que torna suas mensagens muito mais impactantes e memoráveis. Abuse dos filmes em apresentações e cursos virtuais, eles têm o poder de capturar a atenção da audiência por minutos após a exibição e comunicar mensagens de forma impactante.

Utilize essas técnicas intercaladas e planeje a forma como vai comunicar sua mensagem ao longo de toda a apresentação. Lembre-se que em apresentações e cursos virtuais, temos que ter consciência de que nossa audiência está constantemente se desconectando e que nosso sucesso depende de planejar utilizando recursos variados.

Falar bem em público é para todos. A questão é que poucos enxergam apresentações como uma oportunidade de exposição, positiva ou negativa. E com isso se limita a apresentar uma porção de dados, sem se preocupar com a forma como engaja a audiência. Na sua próxima apresentação, lembre-se de mim e lance a si mesmo o seguinte desafio: que recursos vai utilizar para engajar e manter a atenção da sua audiência do início ao fim?

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