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Como Melhorar sua Habilidade de Escuta Ativa?

O que torna tão difícil ter uma escuta ativa? Como você pode melhorar suas habilidades de escuta?

A escuta é umas das habilidades que mais gerar empatia. Em todos os aspectos da nossa vida, escuta ativamente, buscando focar unicamente na mensagem e compreender a fundo o que está sendo comunicado, pode transformar relações. Por isso, trazemos aqui algumas reflexões e técnicas para contribuir para o seu desenvolvimento como ouvinte e ampliar suas relações no trabalho e na vida pessoal.

O que torna tão difícil conseguir uma boa escuta?
Alguns dos fatores abaixo podem estar atuando no momento para impedir que você seja um ouvinte eficaz. Basta ler e observar os que mais o afetam.

Preocupação
Um indivíduo que está concentrado demais em seus próprios pensamentos e sentimentos pode ouvir de tal maneira que recebe pouco da mensagem.

Hostilidade e bloqueios emocionais
O assunto pode provocar hostilidade; ou o ouvinte pode estar com raiva do interlocutor. As mensagens podem ser distorcidas de maneira a fornecer combustível para outras hostilidades. Também, certas palavras ou expressões podem ter ficado carregadas de emoção para um indivíduo.

Carisma
Uma pessoa carismática pode fazer com que mensagens cansadas e triviais pareçam novas e importantes para o receptor. Isso pode ser contraproducente, pois é menos provável que o receptor questione ou peça esclarecimentos. Por outro lado, um indivíduo que tem algo importante e único a nos dizer pode não ser capaz de prender nossa atenção.

Experiência passada
Isso pode predispor a distorcer as mensagens, por exemplo, se as reuniões semanais da equipe sempre foram uma perda de tempo, podemos chegar a cada reunião seguinte esperando não dar muita atenção às mensagens recebidas.

Agendas ocultas
Um indivíduo com um interesse especial pode ouvir todas as mensagens apenas em referência às suas próprias necessidades ou pode não ser capaz de ouvir mensagens que não estão relacionadas ao seu interesse.

Linguajar específicos
Jargão, termos técnicos, gírias ou sotaques podem inibir a compreensão.

Estereótipos
Classificar uma pessoa por sua aparência, associação a um grupo, raça, religião, afiliações políticas, etc., pode levar a ouvir apenas o que se espera desse “tipo” e a bloquear o que realmente diz.

Ambiente físico
Exemplos são salas abafadas e quentes; pisos de fábrica ruidosos, situações de perigo percebido.

Defensividade
A insegurança de um indivíduo pode distorcer as perguntas em acusações e suas respostas em justificativas.

Relacionamentos
Quando estamos tentando nos comunicar com outra pessoa, estamos transmitindo dois tipos de mensagens ao mesmo tempo, conteúdo e relacionamento. A outra pessoa pode estar tão preocupada em ouvir sobre relacionamento que o conteúdo é perdido ou seriamente distorcido.

Status
Às vezes, essa é a condição mais difícil de superar na comunicação, pois pode abranger a maioria dos elementos discutidos acima. Um indivíduo em uma posição de alto status pode achar difícil a comunicação com a maioria
das pessoas com quem ele / ela deve interagir, uma vez que seu poder percebido afeta diferentemente vários indivíduos. Uma pessoa pode estar preocupada em impressionar a fonte de poder, enquanto outra pode estar na defensiva, sentindo que seu trabalho ou talvez seu próprio status esteja ameaçado pelo indivíduo poderoso. Além disso, qualquer indivíduo de alto status deve lidar com a hostilidade do invejoso, o estereótipo do adorador de poder, as experiências passadas com outros indivíduos de alto status (pai, professor, médico) dos quais as pessoas podem estar generalizando e os elementos emocionais gerado por todas essas condições. Observe também que existem muitas culturas em que a distância de alta potência significa que os gerentes seniores devem conversar em vez de ouvir.

Como você pode melhorar suas habilidades de escuta?
Abaixo algumas sugestões para ajudar você a se tornar um ouvinte ativo:

  • Esteja confortável
    O desconforto é muito perturbador. Lide com problemas como correntes de ar, superaquecimento, iluminação inadequada e cadeiras desconfortáveis antes do início da conversa ou reunião.
  • Observe e ouça
    Uma quantidade considerável de informações é transmitida por comunicação não verbal, como gestos, expressões faciais e movimentos dos olhos, portanto, observe-os. Além disso, o orador que achar que tem um
    público atento provavelmente terá um desempenho melhor.
  • Não distraia outras pessoas
    Remexer-se, sacudir moedas, bater na mesa, brincar com uma caneta e etc, pode destruir a concentração de outros ouvintes.
  • Pergunte o que você não entender
    Na maioria das conversas, existem palavras e frases que são fundamentais para entender o restante do assunto. Se isso não for entendido, você pode estar perdendo tempo ouvindo o resto da conversa.
    Use perguntas abertas como: “Conte-me mais sobre…”, “O que?”, “Quem?”, “Onde?”, “Quando?” … mas só mais tarde
  • Mantenha contato visual enquanto ouve e fala
    Mas observe também que o tempo que você dedica ao contato visual pode variar de acordo com a cultura em que está atuando.
  • Use ‘oohs’, ‘ahs’ e ‘ums’ para facilitar a escuta
  • Resuma e reformule sempre que puder
    Essa é provavelmente a técnica mais importante que você pode aprender para mostrar que está ouvindo e entendendo o que está sendo dito. Resumindo, juntamente com a reformulação, na verdade, incentive o orador
    a dizer mais.
  • Ouça com a mente aberta
  • Use a regra 2: 2: 1 – 2 olhos, 2 orelhas, mas apenas uma boca para reduzir a fala.
  • Mostre respeito e vontade de ouvir, inclusive mantendo-se- em silêncio, se necessário.
  • Separe o que você gosta ou não do interlocutor do conteúdo do que ele está dizendo.

Se você não fizer um esforço consciente para fazer isso, sua atitude emocional poderá distorcer sua interpretação das palavras dele / dela.

 

Sobre esse Artigo:
O tema desse artigo faz parte dos programas de Vendas, Negociação, Liderança e Auto Liderança da GoAhead. Esse programa desenvolve habilidades, comunicação e processos que favorecem uma mudança significativa nos comportamentos e impacto nos resultados.

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