> da minha janela
Compartilhar conhecimento é uma das maneiras mais eficazes de consolidar o aprendizado. Por isso, na GoAhead nós gostamos de multiplicar nossos aprendizados durante a implementação de projetos, em eventos que participamos ou nas nossas leituras.
Participei recentemente de um congresso de vendas da Emblaze em Chicago e saí com uma visão renovada sobre a venda consultiva. Sempre acreditei que começar ouvindo o cliente era a chave, mas percebi que a ordem dos fatores mudou. Conversamos bastante sobre essa evolução internamente e, depois de algumas aplicações práticas, concluímos que, agora, uma abordagem eficaz exige:
- Um mini pitch inicial para posicionamento;
- Uma sondagem assertiva e focada;
- Um complemento do pitch com base no que foi ouvido
Essa nova estrutura responde melhor às expectativas dos clientes em 2024, que buscam mensagens curtas e de valor imediato. Embora os elementos essenciais da venda consultiva permaneçam, a forma como abordamos e executamos mudou. Adotar uma metodologia ativa de treinamento para adaptar-se a essa realidade é essencial.
Caso você queira conhecer mais sobre o tema, acesse a nossa página. Se preferir, nos envie uma mensagem para (11) 98097-2456.
Abraços,
Tatiana Vidal.
> selecionamos para você
O Benchmark Report – The Top-Performing Sales Organization, publicado pela Rain Group, explora as práticas das organizações de vendas mais bem-sucedidas. A pesquisa revelou 7 pontos essenciais:
- Foco no Cliente: Entender profundamente as necessidades dos clientes e entregar valor real.
- Equipe Capacitada: Investir no treinamento contínuo para manter a equipe eficiente e adaptável.
- Tecnologia Inteligente: Utilizar ferramentas avançadas para otimizar processos e melhorar a análise de dados.
- Processos Definidos: Implementar um processo de vendas claro e consistente.
- Alinhamento entre Equipes: Promover a colaboração eficaz entre vendas, marketing e operações.
- Acompanhamento Constante: Monitorar e ajustar estratégias com base em dados de desempenho.
- Cultura de Inovação: Incentivar a experimentação e a aprendizagem contínua nas equipes
> por dentro dos conceitos
Venda Consultiva
A definição de venda consultiva passa por entender profundamente as necessidades do cliente, posicionar-se como um parceiro estratégico que oferece soluções personalizadas para resolver seus problemas.
Essa abordagem começa com a habilidade de ouvir e fazer as perguntas certas, permitindo uma compreensão detalhada em três principais áreas:
- Cenário do Cliente: Qual o cenário de negócios do cliente? O que é relevante nesse cenário? O que tem impacto é quem influencia as decisões? Como enxerga esse cenário?
- Desafios e Necessidades: Quais são os principais problemas ou desejos do cliente? Quais dificuldades ele enfrenta? Quais são suas prioridades?
- Motivações: O que o cliente deseja alcançar? Quais são os impactos que ele percebe com os desafios enfrentados? Quais são seus anseios e expectativas?
Compreender esses pontos é essencial para construir uma relação de confiança e oferecer soluções que realmente façam a diferença, transformando a venda em uma verdadeira consultoria.
Quer se aprofundar no tema? Preparamos um e-book para você, faça o download aqui.
> dizem por aí
Tivemos a oportunidade de ministrar o treinamento de Negociação Estratégica para a equipe de Crédito e Cobranças da BASF. Foram dias de imersão com o objetivo de aprimorar técnicas de negociação para fortalecer ainda mais o relacionamento com os clientes, encontrando soluções que beneficiam ambas as partes.
“Meu mais sincero agradecimento a todo o time da GoAhead, especialmente ao Roberto e à Ana Paula, por esse treinamento tão rico, interativo e inovador. Foram dias especiais, e levaremos o conteúdo para nosso dia a dia, dentro e fora da BASF.”
Patrícia Soriano Honda Martins – Credit & Collection Manager for Agribusiness at BASF

Somos especialistas em educação corporativa de alta qualidade, desenvolvendo habilidades e comportamentos de alto desempenho em Vendas, Negociação, Comunicação e Liderança Comercial. Com metodologia focada e inovadora, formamos habilidades e novos comportamentos – culminando na real transformação dos resultados.
Atuamos em parceria com RH, T&D e Líderes Comerciais para que os times comerciais elevem o patamar de atuação, transformando conteúdo de alta qualidade e ferramentas em práticas e hábitos que trazem melhores resultados.
Com mais de 470 projetos e 14.000 profissionais impactados, provocamos impacto nos negócios, transformamos equipes e impulsionamos carreiras.
Geramos a mudança de cultura necessária para formar profissionais e equipes de alta performance.