Mudança é a palavra do momento. Temos mudanças acontecendo em quase tudo na vida, sobretudo nas empresas. As incertezas são altas, as expectativas também, os desafios são crescentes e a reinvenção aparece como necessidade para pessoas e empresas. Com isso, implementar mudanças está se tornando uma habilidade chave e o desafio é que é uma daquelas habilidades que não se aprende na escola.
Ao liderar a mudança, é comum concentrar grande parte do esforço nas ferramentas e nos processos. No entanto, a maioria das mudanças acabam não dando em nada devido as pessoas, afinal são elas que usarão esses processos e ferramentas todos os dias. Um estudo conduzido pela PWC descobriu que as iniciativas de gerenciamento de mudanças geralmente falham porque as pessoas ficam sobrecarregadas com a mudança, são resistentes a ela ou simplesmente não sabem como lidar com isso. Para os esforços de gerenciamento de mudança terem êxito, a mentalidade e os comportamentos dos colaboradores também devem mudar.
Aqui estão cinco práticas para ajudar você a liderar mudanças na sua empresa, seja grande ou pequena:
- Compartilhe a visão
Tudo começa por uma visão, um sonho. Se não sabemos onde queremos chegar, qualquer caminho serve e nos desviamos com facilidade.
No entanto, só a visão não basta, é preciso compartilhá-la e comunicá-la consistentemente.
O teor da mensagem também é importante: uma coisa é dizer aos funcionários que a mudança está chegando, mas outra é explicar o objetivo final e porque a mudança é necessária para atingir essa meta. Quando os funcionários entendem a lógica da mudança e como ela pode ser realizada, é mais provável que desenvolvam um compromisso de mudar e vejam como podem ter um papel nela. Com uma visão forte a que possam se conectar, eles não apenas se tornam informados sobre a mudança e o que isso significa para eles, mas também se sentem mais inspirados e motivados.
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- Definir as expectativas
Depois de uma forte visão de mudança ter sido comunicada, os colaboradores logicamente querem saber como seu papel e suas responsabilidades gerais serão afetados. Portanto, será necessário explicar as expectativas em um nível macro para que os funcionários tenham alguma orientação sobre como eles deverão contribuir para a mudança organizacional de maneira contínua. É mais provável que as pessoas apoiem a mudança quando puderem ver algumas das implicações mais tangíveis dela – por exemplo, o momento da iniciativa de mudança, como as responsabilidades da equipe mudarão e quais novas habilidades ou conhecimentos serão necessários para atender ao novo desempenho.
- Comunique os passos e as vitórias com frequência
Outra prática importante para implementar mudanças é a comunicação frequente tanto dos passos quanto das vitórias. As pessoas precisam saber se estão avançando no caminho certo e o feedback constante é fundamental. Quanto mais as pessoas ouvirem mensagens sobre mudanças – e ouvirem essas mensagens em diferentes canais – mais entenderão a necessidade de mudanças, bem como o compromisso da organização em alcançá-las. A comunicação tem mais impacto em reuniões 1-to-1, workshops, sessões de treinamento do que apenas por e-mail ou anúncio geral.
- Facilitar o caminho
Bons líderes facilitam a mudança para a equipe, oferecendo assistência para gerenciar os obstáculos imprevistos que aparecem. Para ajudar os colaboradores a gerenciar esses desafios, os líderes precisam identificar as prioridades que permanecerão as mesmas, comunicar novas prioridades e ilustrar como as duas se encaixam. Organizações que passaram por uma gestão de mudança bem-sucedida aprenderam que liderar a mudança requer não apenas um foco macro, mas também a capacidade de mudar, eliminar e adicionar prioridades à medida que a iniciativa de mudança continua.
- Sustentar a energia – celebrar as vitórias
Aqui entra o conceito de baby steps. Medir o sucesso e celebrar vitórias ao longo do caminho ajuda a reconhecer os esforços dos funcionários e também ajuda a todos a verem seu progresso. Algumas das ferramentas que podem medir o progresso de uma iniciativa de gerenciamento de mudanças são avaliações, pesquisas e treinamento que ajudam as pessoas a reter novas habilidades e conhecimentos adquiridos. A mudança organizacional só pode ser alcançada quando é apoiada por atitudes e comportamentos individuais. Sem o apoio entusiástico das pessoas envolvidas, é provável que a mudança pare ou se torne “o projeto da vez”. Visão clara e compartilhada com frequência traz oportunidades para os colaboradores se envolverem e crescerem percebendo que podem fazer uma diferença positiva no futuro da organização e de suas carreiras.
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Sobre esse Artigo:
O tema desse artigo está baseado no programa Gestão da Mudança da GoAhead. Esse programa desenvolve habilidades, comunicação e processos que favorecem uma mudança significativa nas organizações e melhores resultados.
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