Falar em público da o maior medo, não? Suor, frio na barriga, noite sem dormir, preocupação com os olhares e avaliação da plateia. Sobre isso temos uma boa e uma má notícia:
- Metodologia – Treinamento é muito mais que conteúdo. Treinamento tem que mover novos comportamentos e para isso uma metodologia é fundamental. Para desenvolver novos hábitos, é preciso focar no que é relevante para os participantes, buscar uma percepção de ganho pessoal deles e, sobretudo, atuar no pos treinamento com pílulas e sedimentação para consolidar as novas práticas.
- Valores e Cultura – Treinamento tem a ver com gente e pessoas tem a ver com cultura. Ou seja, é mandatório ter match entre a cultura da sua empresa e da consultoria. Isso parece obvio, mas quantas vezes você viu decisões mais pautadas em marca do que em propósito, metodologia e capacidade?
- Especialistas – Há muitas opções de consultoria de treinamento no mercado, mas há poucas consultorias especialistas em temas específicos. Especialistas reduzem riscos de aventuras no projeto e conseguem ser flexíveis com mais efetividade.
- Nível de Parceria – Ter a preocupação genuína de contribuir na solução de seus problemas é chave num projeto de desenvolvimento de pessoas. Imprevistos sempre vão ocorrer e como estamos falando de pessoas, com uma complexidade de variáveis atuando ao mesmo tempo, o comprometimento do parceiro aliado a uma profunda expertise pode ser crucial no sucesso.
- Capacidade de fazer diagnósticos robustos – Para mudar comportamentos, é preciso entender primeiro o que causa os comportamentos atuais. Com isso, um diagnóstico estruturado que utiliza como benchmark melhores práticas contribui como fundamento para o desenvolvimento de um programa impactante.
- Equipe experiente, especializada e com diversidade – Diversidade conta muito no resultado de um projeto de treinamento. Consultorias que contam com a diversidade de experiências possuem mais capacidade de provocar reflexões e criar experiências marcantes. Além disso, profunda experiência nos temas gera não só credibilidade dos participantes, como traz repertório para provocar novos pontos de vista.