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A escuta ativa como forma de praticar comunicação empática

Neste momento de pandemia, em que todos enfrentam inseguranças e continuam sob grande efeito de ansiedade, é fundamental construir um ambiente de confiança, compreensão e comunicação sincera. Especialmente se você é líder de uma equipe.”

Ser capaz de construir ambientes seguros para que as equipes possam lidar com sentimentos difíceis que o momento atual trás, ajuda a construir confiança e aproximação.

Entender que mais do que apoiar a realização das tarefas do dia a dia, é importante dar espaço para que as pessoas possam expressar suas emoções, a fim de se manterem saudáveis e alinhadas por um propósito.

Neste contexto a escuta ativa tem um papel relevante. Separamos aqui 10 dicas para desenvolver a escuta ativa:

  • Treine sua mente para controlar os próprios pensamentos

No mundo V.I.C.A (volátil, incerto, complexo e ambíguo) em que vivemos, é natural que nossa mente fique “navegando” por assuntos e pendências que temos a resolver enquanto conversamos com as pessoas. Mas se você almeja ser um bom comunicador, exercite afastar os pensamentos e concentrar-se no que o outro tem a dizer. A prática constante de meditação ajuda neste estado de “presença”.

  • Mostre-se verdadeiramente interessado

Da mesma forma que no item anterior: não apenas ouça, procure se interessar verdadeiramente. Coloque intenção nisso! Você verá crescer a qualidade das relações enquanto demonstra interesse genuíno.

  • Faça perguntas

Tanto para sinalizar seu interesse, quanto de fato obter mais informações que tornem o entendimento e diálogo mais rico, pergunte!

  • Exercite não julgar

Um dos princípios da comunicação não-violenta é o não-julgamento. O julgamento produz uma comunicação alienante, que gera resistência e reduz a predisposição do ouvinte em atender as nossas próprias necessidades na comunicação.

  • Pratique ouvir com compaixão

Para agir com empatia, antes de tudo é necessário ter compaixão por nós mesmos. Não ser implacavelmente crítico consigo, é o primeiro passo para lidar de forma empática com os outros.

Em relação aos demais: ter em mente que as pessoas fazem sempre seu melhor e se não estão agindo como desejamos é porque estão em conflito ou não possuem recursos (de diversas naturezas) para nos fornecer a resposta desejada à nossa interação, ajuda a evitar frustrações e distanciamento.

  • Demonstre por meio de sinais não verbais que está concentrado na conversa

Seu corpo, gestos e expressões podem manifestar muito do seu interesse. Ao fazer contato visual, balançar a cabeça ou sorrir, você pode dizer muito sem precisar usar as palavras.

  • Registre. Tomar nota dos pontos importantes ajuda a demonstrar interesse.

Esta iniciativa ajuda não apenas a demonstrar respeito e interesse pelo outro, mas o ajuda a extrair e registrar pontos essenciais da conversa.

  • Ouça para captar a raiz da questão, entenda onde está o ponto realmente

Procure captar o que está por trás das palavras, as palavras não ditas e os sentimentos não expressos.

  • Use paráfrases

Ouvir o que a pessoa tem a dizer e depois falar o que você entendeu com suas próprias palavras demonstra que está escutando ativamente. Resuma os principais pontos e confirme para se certificar de compreender corretamente. Você pode usar expressões como: “Deixe-me ver se entendi…o que você está dizendo é…”

  • Ouça sem interromper. Ouça até o fim. Não argumente enquanto o outro fala

Interromper a fala do outro é um dos principais obstáculos à comunicação. Inspire, concentre-se e ouça até o fim! Também, reagir de imediato assim que o outro suspende a fala demonstra que você não estava atento a seus pontos, mas apenas aguardando sua vez de contrapor. Aguarde alguns instantes antes de reagir.

 

Por Laís Exel Bisordi – Consultora GoAhead

 

Este conteúdo faz parte do Curso Comunicação Empática da GoAhead.

Com ele você será capaz de desenvolver habilidades para construir atitudes favoráveis  e predisposição de seus interlocutores, por meio de uma comunicação mais intencional e menos reativa. E conquistar, nas interações pessoais e virtuais:

  • Melhor qualidade nas relações profissionais e pessoais
  • Maior colaboração
  • Objetivos alcançados mais vezes em suas interações
  • Ampliação da a conexão e boa vontade do interlocutor
  • Desenvolvimento de suas habilidades de escuta e empatia
  • Melhor resolução de problemas

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