Captar a atenção do seu público do início ao fim e tornar suas apresentações memoráveis é um dos grandes desafios atuais. Então, vou começar esse artigo com uma boa e uma má notícia:
A Má Notícia: é mais difícil engajar as pessoas online. Isso quase todo mundo que faz apresentações online já percebeu de alguma forma. Nós concorremos com o celular, a TV, cachorro, filho, chefe, até mesmo com a geladeira. Se você tem enfrentado esse desafio, não se sinta sozinho, esse é um dos grandes desafios atuais.
A Boa Notícia: os fundamentos da oratória presencial e virtual são os mesmos. O que muda é a forma de aplicar e a maneira como combinamos os elementos dentro de uma apresentação ou de um curso. Coisas que eram irrelevantes no presencial se tornam críticas no virtual e vice versa.
Então, o que muda no virtual? Qual a criticidade entre apresentações e cursos virtuais e presenciais? É muito importante entender que no virtual, o conteúdo tem que ser relevante, focado na audiência e de uma forma simples de entender.
No presencial, a audiência já está lá, e na hora que o apresentador desanda a falar, a audiência tem que ouvir, mesmo que estiver pensando em outra coisa. Mesmo que as pessoas fiquem checando o celular de tempos em tempos, estão ali, existe um protocolo.
No virtual, não existe este protocolo, a responsabilidade está inteira com o apresentador, pelo menos no mundo em que vivemos agora. E essa é uma diferença fundamental para construir seu conteúdo – comece olhando para as pessoas com quem você está falando para fazer duas coisas: construir seu conteúdo de forma memorável e de uma forma que esta pessoa não seja perdida no meio do caminho.
Essa é segunda mudança que vivemos no virtual: é muito fácil desconectar. Se antes as pessoas demoravam minutos para se desconectar totalmente, agora você tem de 20 a 30 segundos. Ou seja, a neurociência diz que o cérebro faz uma avaliação a cada 20 ou 30 segundos: isso é relevante ou tem coisa melhor para fazer? É um processo natural, instintivo, o nosso cérebro fica buscando formas de se satisfazer com o que dá prazer ou é mais interessante.
Então, aqui temos dois elementos primordiais para fazer apresentações e cursos memoráveis:
- Como eu entro na cabeça da audiência e me torno memorável já que estamos sendo impactados por um monte de coisas ao mesmo tempo?
- Como eu faço essa audiência ficar comigo por 20, 30, 60 minutos? Ou no caso de alguns cursos, por 4 horas?
Vamos dividir o conteúdo em duas partes:
- Como construir um conteúdo memorável com técnicas de apresentações e didática virtual?
- Técnicas para engajar a audiência e garantir que manter a atenção do início ao fim.
Neste artigo vou focar na construção de conteúdos memoráveis. O artigo da próxima semana focará nas 6 técnicas para engajar a audiência.
Conteúdo Memorável
A palavra-chave é ser memorável porque, como você está apresentando virtualmente aos seus clientes, colegas, alunos, a melhor apresentação virtual é a memorável. Isso significa aquela apresentação ou curso em que sua audiência pode se lembrar e agir.
Isso acontece porque mesmo que a gente faça uma apresentação brilhante, nosso cérebro esquece 90% após 48 horas. Vivemos em um mundo de “muita” – muita informação, muita complexidade, muita competição por atenção – muita coisa acontecendo. As pessoas esquecem o que acabaram de ouvir. E isso não dá para mudarmos. Não dá para mudarmos a quantidade de informação e a maneira como o cérebro funciona, mas dá para incrementar de maneira significativa os 10% que as pessoas vão lembrar.
Então, uma primeira pergunta para você refletir sobre suas apresentações e seus cursos:
Você está no controle dos 10% que a sua audiência leva para casa? E no controle significa: você realmente toma ações conscientemente durante sua apresentação, seu curso ou sua aula para que as pessoas saiam com o impacto que você deseja e continuem a lembrar da sua mensagem por muito tempo?
No virtual essa mensagem chave tem que ser compacta, fácil, simples.
Então, sugestão de aplicação para amanhã número 1: se você começa suas apresentações fazendo um catado de slides, não faça mais isso! Todas as apresentações memoráveis começam sendo preparadas pelo fim. Tenha o fim em mente. Primeiro defina com você mesmo o que você quer mover nas pessoas e à partir disso construa sua história. Focar no catado faz com que as apresentações fiquem focadas nos dados e não no que os dados podem fazer pela audiência, ou no que os dados querem dizer. Se a pessoa vê um slide com um monte de dados, o cérebro já diz: “Ih, vou desconectar aqui e vou voltar na conclusão, que é o que me interessa.”
Para sustentar a mensagem chave você precisa de 3 ou 4 pontos de apoio, não mais que isto..por que? Mais uma vez, se você colocar muito conteúdo, sua mensagem vai se perder. A memória é fator do tempo (das 48 horas que comentei), mas também é fator do volume. Com muita informação, o cérebro vai automaticamente jogar coisas fora. E pode ser que ele jogue fora o que vc não quer. Então, para ter controle dos 10% que as pessoas vão lembrar, utilize 3 ou 4 pontos no máximo para sustentar sua apresentação.
Vou dar um exemplo de um conteúdo nosso aqui na GoAhead, o curso de Negociação. A mensagem chave é você tomar consciência de quando está negociando para quando você negociar você possa fazer e receber concessões de maneira otimizada. Essa é espinha dorsal do curso e tem alguns conceitos que embasam e que trazem aplicabilidade para essa espinha dorsal:
- de acordo com o método de negociação de Harvard, como se dão as negociações, como se estrutura a barganha e que desencadeia negociações;
- como se faz o gerenciamento das emoções e do poder na negociação;
- quais as técnicas que se pode utilizar para maximizar as concessões;
- como vencer objeções e outros obstáculos comuns que aparecem em negociações.
Simples: uma mensagem chave e 4 pilares que sustentam e ensinam qualquer um, em qualquer profissão e formação a negociar com maestria. O benefício para o participante e que torna o curso memorável: as pessoas conseguem aplicar no dia seguinte e ganhar mais em suas negociações, comprovadamente.
Então, para fechar nossa mensagem aqui hoje: comece a sua próxima apresentação ou curso pela mensagem chave que você quer transmitir. Sustente com 3 ou 4 pontos de apoio, no máximo, e não comece fazendo um “catado” de slides.