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Como Fazer Apresentações e Cursos Virtuais Memoráveis

Captar a atenção do seu público do início ao fim e tornar suas apresentações memoráveis é um dos grandes desafios atuais.  Então, vou começar esse artigo com uma boa e uma má notícia:

A Má Notícia: é mais difícil engajar as pessoas online. Isso quase todo mundo que faz apresentações online já percebeu de alguma forma. Nós concorremos com o celular, a TV, cachorro, filho, chefe, até mesmo com a geladeira. Se você tem enfrentado esse desafio, não se sinta sozinho, esse é um dos grandes desafios atuais.

A Boa Notícia: os fundamentos da oratória presencial e virtual são os mesmos.  O que muda é a forma de aplicar e a maneira como combinamos os elementos dentro de uma apresentação ou de um curso. Coisas que eram irrelevantes no presencial se tornam críticas no virtual e vice versa.

Então, o que muda no virtual? Qual a criticidade entre apresentações e cursos virtuais e presenciais? É muito importante entender que no virtual, o conteúdo tem que ser relevante, focado na audiência e de uma forma simples de entender.

No presencial, a audiência já está lá, e na hora que o apresentador desanda a falar, a audiência tem que ouvir, mesmo que estiver pensando em outra coisa. Mesmo que as pessoas fiquem checando o celular de tempos em tempos, estão ali, existe um protocolo.

No virtual, não existe este protocolo, a responsabilidade está inteira com o apresentador, pelo menos no mundo em que vivemos agora. E essa é uma diferença fundamental para construir seu conteúdo – comece olhando para as pessoas com quem você está falando para fazer duas coisas: construir seu conteúdo de forma memorável e de uma forma que esta pessoa não seja perdida no meio do caminho. 

Essa é segunda mudança que vivemos no virtual: é muito fácil desconectar. Se antes as pessoas demoravam minutos para se desconectar totalmente, agora você tem de 20 a 30 segundos. Ou seja, a neurociência diz que o cérebro faz uma avaliação a cada 20 ou 30 segundos: isso é relevante ou tem coisa melhor para fazer? É um processo natural, instintivo, o nosso cérebro fica buscando formas de se satisfazer com o que dá prazer ou é mais interessante.

Então, aqui temos dois elementos primordiais para fazer apresentações e cursos memoráveis:

  1. Como eu entro na cabeça da audiência e me torno memorável já que estamos sendo impactados por um monte de coisas ao mesmo tempo?
  2. Como eu faço essa audiência ficar comigo por 20, 30, 60 minutos? Ou no caso de alguns cursos, por 4 horas?

Vamos dividir o conteúdo em duas partes:

  • Como construir um conteúdo memorável com técnicas de apresentações e didática virtual?
  • Técnicas para engajar a audiência e garantir que manter a atenção do início ao fim.

Neste artigo vou focar na construção de conteúdos memoráveis. O artigo da próxima semana focará nas 6 técnicas para engajar a audiência.

 

Conteúdo Memorável

A palavra-chave é ser memorável porque, como você está apresentando virtualmente aos seus clientes, colegas, alunos, a melhor apresentação virtual é a memorável. Isso significa aquela apresentação ou curso em que sua audiência pode se lembrar e agir.

Isso acontece porque mesmo que a gente faça uma apresentação brilhante, nosso cérebro esquece 90% após 48 horas. Vivemos em um mundo de “muita” – muita informação, muita complexidade, muita competição por atenção – muita coisa acontecendo. As pessoas esquecem o que acabaram de ouvir. E isso não dá para mudarmos. Não dá para mudarmos a quantidade de informação e a maneira como o cérebro funciona, mas dá para incrementar de maneira significativa os 10% que as pessoas vão lembrar.

Então, uma primeira pergunta para você refletir sobre suas apresentações e seus cursos:

Você está no controle dos 10% que a sua audiência leva para casa? E no controle significa: você realmente toma ações conscientemente durante sua apresentação, seu curso ou sua aula para que as pessoas saiam com o impacto que você deseja e continuem a lembrar da sua mensagem por muito tempo?

 

No virtual essa mensagem chave tem que ser compacta, fácil, simples.

Então, sugestão de aplicação para amanhã número 1: se você começa suas apresentações fazendo um catado de slides, não faça mais isso! Todas as apresentações memoráveis começam sendo preparadas pelo fim. Tenha o fim em mente. Primeiro defina com você mesmo o que você quer mover nas pessoas e à partir disso construa sua história. Focar no catado faz com que as apresentações fiquem focadas nos dados e não no que os dados podem fazer pela audiência, ou no que os dados querem dizer. Se a pessoa vê um slide com um monte de dados, o cérebro já diz: “Ih, vou desconectar aqui e vou voltar na conclusão, que é o que me interessa.”

Para sustentar a mensagem chave você precisa de 3 ou 4 pontos de apoio, não mais que isto..por que? Mais uma vez, se você colocar muito conteúdo, sua mensagem vai se perder. A memória é fator do tempo (das 48 horas que comentei), mas também é fator do volume. Com muita informação, o cérebro vai automaticamente jogar coisas fora. E pode ser que ele jogue fora o que vc não quer. Então, para ter controle dos 10% que as pessoas vão lembrar, utilize 3 ou 4 pontos no máximo para sustentar sua apresentação.

Vou dar um exemplo de um conteúdo nosso aqui na GoAhead, o curso de Negociação. A mensagem chave é você tomar consciência de quando está negociando para quando você negociar você possa fazer e receber concessões de maneira otimizada. Essa é espinha dorsal do curso e tem alguns conceitos que embasam e que trazem aplicabilidade para essa espinha dorsal:

  1. de acordo com o método de negociação de Harvard, como se dão as negociações, como se estrutura a barganha e que desencadeia negociações;
  2. como se faz o gerenciamento das emoções e do poder na negociação;
  3. quais as técnicas que se pode utilizar para maximizar as concessões;
  4. como vencer objeções e outros obstáculos comuns que aparecem em negociações.

Simples: uma mensagem chave e 4 pilares que sustentam e ensinam qualquer um, em qualquer profissão e formação a negociar com maestria. O benefício para o participante e que torna o curso memorável: as pessoas conseguem aplicar no dia seguinte e ganhar mais em suas negociações, comprovadamente.

Então, para fechar nossa mensagem aqui hoje: comece a sua próxima apresentação ou curso pela mensagem chave que você quer transmitir. Sustente com 3 ou 4 pontos de apoio, no máximo, e não comece fazendo um “catado” de slides.

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