75% de todas as reuniões de vendas estão sendo realizadas remotamente. Vender em ambiente virtual é possível, mas requer alguns pontos de atenção e adaptação.
As pessoas se comportam de maneira diferente em cenários de venda remota. Elas não se envolvem da mesma maneira e são mais facilmente distraídas.
A natureza artificial e muitas vezes informal da venda por vídeo cria uma divisão entre os métodos tradicionais de venda, que dependem da proximidade e da conexão natural que as pessoas sentem quando estão sentadas frente a frente.
Atualmente, com as limitações de viagens e reuniões presenciais o número de reuniões de vendas em ambiente virtual tem aumentado consideravelmente, exigindo de profissionais novas técnicas de conexão com seus clientes, afinal a interação sempre teve um papel importante na aproximação e geração de confiança, pilar fundamental para os negócios.
Veja 3 dicas de como estruturar suas reuniões de venda no ambiente virtual:
- Inicie a reunião com uma mensagem de valor, a concentração mudou. Sabe aquele vendedor que desanda a falar? Não há mais espaço para este comportamento. A mensagem de valor deve ser clara e apresentada nos primeiros minutos da sua reunião.
- As pessoas tem novos problemas e demandam novas soluções. Não comece suas reuniões contando algo, comece perguntando genuinamente o que o cliente precisa, quer, busca. Seja você a solução para o seu cliente.
- A confiança continua no centro das decisões de compra. Em cenários de incerteza, os clientes se tornam avessos a risco. Continue focando em construir confiança. Leve as boas práticas do relacionamento offline para o online, inclusive os que geram credibilidade e demonstram que você é capaz de atender às questões apontadas pelo cliente.
Como você percebeu as reuniões virtuais de vendas exigem adaptação e poderão contribuir consideravelmente para você mudar o patamar de vendas do seu negócio. Espero ter colaborado com o seu sucesso e boas vendas.
Um Abraço,
Tatiana Vidal – CEO GoAhead