Como participante e facilitadora de cursos quase todos os dias, posso dizer com certeza que a experiência de cursos online melhorou muito nas últimas semanas. Facilitadores seguros, ferramentas melhores, materiais digitalizados e vários outros recursos muito mais atrativos do que as primeiras versões adaptadas que vivemos há alguns meses. No entanto, esse ainda é um tópico que gera diversas perguntas e por isso compartilhamos aqui muito do que aprendemos para que todos possam se beneficiar de uma experiência final de aprendizagem intensa e significativa.
Alguns desses pontos são parte da nossa metodologia GoAhead Learning há bastante tempo, mas se tornaram ainda mais importantes no online:
- Foco em uma mensagem chave
A palavra-chave é ser memorável porque mesmo que você tenha um conteúdo incrível, nosso cérebro esquece 90% após 48 horas.
Uma só mensagem, que chamamos na GoAhead de Espinha Dorsal, é mais fundamental ainda em cursos online.
Se você é um super especialista num assunto ou tem bastante conteúdo, começa fazendo um exercício de resumir todo o seu curso em uma frase. Não é fácil, vivemos esse desafio todos os dias, mas no online menos é mais.
Se quiser entender mais sobre isso, acesse aqui
- Intercale recursos distintos a cada 3 minutos
Loucura? Pois é, mas no virtual concorremos com o e-mail, WhatsApp, filhos, cama, geladeira. Nosso cérebro tem um mecanismo de buscar prazer imediato e faz uma avaliação se vale a pena se manter numa certa atividade a cada 20 ou 30 segundos. Isso significa que a cada 30 segundos os participantes do seu curso estão pensando em se desconectar. Isso é natural, instintivo, tem a ver com o funcionamento do cérebro e não com a índole das pessoas.
No virtual o desfio do facilitador é maior para engajar. Ao planejar um curso online, utilize recursos distintos para manter a atenção da sua audiência a cada 3 minutos. Exemplos de recursos: filmes, atividades práticas, perguntas retóricas, recursos visuais, atividades em salas simultâneas, ferramentas de pooling, etc. A interatividade em cursos online é chave.
- Utilize a Técnica Hitchcock
Uma abertura de impacto o faz ganhar sua audiência logo no inicio e isso segura o engajamento por pelo menos uma hora de curso. Sabemos disso porque utilizamos presença e participante nas atividades como um indicador interno. Quando temos uma abertura impactante, a participação é maior.
Por isso, essa é uma das nossas técnicas mais queridas e nomeada em homenagem ao cineasta Alfred Hitchcock, o criador de Um Corpo Que Cai. Nos primeiros minutos do curso (de preferência nos primeiros 3 a 10 minutos) entregue algo de muito valor para sua audiência: um conceito-chave, uma provocação, uma pergunta que os desloque. A pergunta que fazemos na GoAhead quando preparamos cursos é: “Que corpo vamos jogar no início desse curso?” Utilize o Hitchcock e nos conte o quanto seu curso se tornou mais potente.
- As pessoas aprendem mais fazendo do que ouvindo
Como facilitador ou líder, você já sabe que toda mudança é fortalecida pela troca de experiência e senso de pertencimento. Nosso aprendizado de alguns anos nos diz que se tiver que escolher entre preleção de conteúdo e atividade em grupo, escolhe a atividade. As pessoas aprendem mais fazendo do que ouvindo.
- Utilize o poder do grupo – dê um bom motivo para câmeras ligadas
Manter as câmeras ligadas é um desafio, mas se você der aos participantes um bom motivo, como incrementar a troca com os colegas e contribuir para incrementar o clima de aprendizado, eles certamente manterão suas câmeras ligadas. Esse também é um indicador que utilizamos na GoAhead e sabemos que favorece o engajamento e utilização dos conteúdos após o curso.,
Nosso papel como facilitadores de cursos, workshops e treinamentos é oferecer motivação e apoio para prosperar mundo atual. Nós sabemos que hoje temos uma enxurrada de informações, o tempo é cada vez mais precioso, mas a necessidade de aprendizado contínuo é latente.
Se quiser saber mais sobre facilitação, entre em contato que tenho prazer em compartilhar nosso aprendizado e metodologia.
Let’s GoAhead!
Um abraço,
Tatiana Vidal.
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Tatiana Vidal é co-fundadora da GoAhead e criadora do método GoAhead de formação de palestrantes e facilitadores. É apaixonada por formar pessoas e desenvolver cursos, palestras e conteúdos que fazem a diferença na vida das pessoas. Contribui há mais de 10 anos na formação de profissionais e empresas e já treinou milhares de pessoas para alcançar melhor desempenho e satisfação profissional em negociação, oratória, formação de treinadores, vendas e produtividade.
Previamente construiu carreira em Marketing e Vendas por mais de 20 anos liderando e formando equipes e estratégias na indústria e no varejo.
Como sócia da GoAhead, liderou e treinou as equipes de empresas como Roche, BASF Merck Serono, Novelis, Globosat, Phibro, BD, Covidien, Aker Solutions, Tam Aviação Executiva, MSD, Acelity, Mundipharma, entre outras.