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Como desenvolver as Soft Skills do seu time de vendas

Com as inovações tecnológicas surgindo em ritmo acelerado, muitas empresas passaram a integrar soluções de inteligência artificial em suas áreas comercial e de vendas. Mas o que mais ouvimos de muitos líderes é que não existe bot ou sistema de inteligência artificial que substitua um bom vendedor, sobretudo nas vendas B2B.

Mas o que faz um bom vendedor? Para nós, é a combinação de formação estruturada de hard e soft skills. As hard skills são aquelas habilidade técnicas, como fazer perguntas, construir abordagens de valor, negociar obtendo algo em troca das concessões. E esse aprimoramento é sem fim, então o primeiro passo é criar um compromisso com o aprendizado contínuo, e se manter atualizado.

Mas com a nova dinâmica de compra e vendas, além das habilidades técnicas, o futuro do trabalho exigirá profissionais de vendas com as chamadas soft skills. Um estudo da Deloitte Access Economics, por exemplo, prevê que “as ocupações intensivas em soft skills serão responsáveis ​​por dois terços de todos os empregos até 2030”.

Mas o que são Soft Skills?

Conhecidas também como competências comportamentais, soft skills são as habilidades que se referem à personalidade e ao comportamento de todo profissional. Envolvem aptidões mentais, emocionais e sociais. Ou seja, elas realmente são competências que foram desenvolvidas ao longo da vida. Por isso mesmo, costuma-se dizer que as soft skills não são habilidades fáceis de aprender, já que elas são frutos de experiências pessoais que cada pessoa carrega consigo.

Quais são as principais Soft Skills para profissionais de vendas?

  • Inteligência emocional
  • Tomada de decisão
  • Adaptação
  • Escuta ativa
  • Protagonismo
  • Resolução de problemas
  • Comunicação eficiente
  • Colaboração
  • Criatividade
  • Negociação
  • inovação

Como você pode desenvolver as Soft Skills do seu time de vendas?

A essência do vendedor tem a ver com muitas das soft skills listadas acima, afinal, vendas sempre foi uma atividade relacional e ,agora está se tornando também analítica e estratégica totalmente envolvida com troca, comunicação, criação de laços entre vendedor e cliente e transitar por cenários cada vez mais complexos. Ainda assim, dentro de um time sempre é possível notar que algumas pessoas possuem alguns gaps e soft skills que podem ser aprimoradas.

A nossa experiência formando times de alta performance nos mostra que um programa de desenvolvimento de equipes comerciais deve envolver o desenvolvimento das habilidades técnicas em conjunto com as habilidades comportamentais. Por exemplo, em simulações de negociações, é papel do facilitador construir cenários que desafiem os participantes a desenvolver a visão estratégica (que na GoAhead carinhosamente chamamos de Visão de Helicóptero), entender o cenário da negociação analisando conscientemente as informações que detém, identificar conscientemente as informações que faltam e realizar a negociação para alcançar o objetivo pretendido. Combinar atividades que envolvam análise do cenário, construção de soluções e execução traz uma formação robusta e estruturada para os desafios atuais de mercado.

Para saber mais, acesse https://goaheadconsultoria.com.br/.

 

Sobre esse Artigo:

O tema desse artigo está baseado no programa Venda Consultiva da GoAhead. Nesse programa, o participante aprende o passo a passo de como conduzir reuniões valor, tendo em mente o objetivo da reunião e os próximos passos da venda. Além disso, aprende a fazer perguntas, como se diferenciar e vencer as objeções construindo a relação com o cliente ou prospect.

A GoAhead traz ciência para a arte de vendas. Nós ajudamos profissionais e empresas a desenvolver estratégias, implementar uma abordagem prática e construir habilidades e competências para levar os resultados para patamares superiores. Somos especializados em área comercial, atuando em vendas, negociação, compras e gestão comercial de alto desempenho.

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