Publicações

Artigos e tendências em Vendas, Negociação e Liderança

Soft Skills importantes para o sucesso no local de trabalho


Ao se canditar a um emprego, muitas pessoas tendem a enfatizar suas habilidades técnicas (hard skills) - os conhecimentos e habilidades específicos necessários para um determinado trabalho. Essas são tipicamente habilidades que podem ser claramente definidas e medidas. Também é necessário destacar as habilidades sociais (soft skills) mais importantes que você possui, para mostrar por que você é o melhor candidato para o trabalho.

Quando você procura emprego ou promoção, suas habilidades sociais (soft skills) podem ser tão importantes quanto suas habilidades técnicas exigidas para obter sucesso no trabalho.

As habilidades sociais são muito mais difíceis de definir e medir - são habilidades interpessoais ou relacionadas a pessoas que ajudam você a interagir com sucesso com outras pessoas no local de trabalho.

Independentemente do trabalho, você precisa interagir efetivamente com os supervisores e as pessoas acima e abaixo de você, bem como com os outros, como clientes, fornecedores, pacientes, estudantes e etc.

As empresas procuram candidatos com os dois tipos de habilidades ao contratar para a maioria dos cargos. Afinal, se você tem uma atitude negativa, não consegue se dar bem com os outros, não se comunica bem, não trabalha bem como parte de uma equipe e não é capaz de pensar de forma criativa e crítica, não importa o quanto bem educado e competente você é.

Você precisa ter um conjunto de habilidades sociais (soft skills) para se dar bem em qualquer trabalho, não apenas aquelas profissões que trabalham diretamente com o público.


Os principais sof skills que as empresas desejam

Aqui estão sete principais habilidades sociais mais importantes para ter entrevistas e no local de trabalho, de acordo com uma pesquisa americana:

  • Ser parte de uma equipe - isso significa não ser apenas cooperativo, mas também exibir fortes habilidades de liderança quando necessário;
  • Flexibilidade - esse é um atrativo extremamente valioso para os funcionários. Aqueles que podem se adaptar a qualquer situação são confiáveis, não importa o que seja jogado para eles;
  • Comunicação eficaz - isso é fundamental para quase qualquer trabalho. A comunicação envolve articular-se bem, ser um bom ouvinte e usar a linguagem corporal apropriada;
  • Solução de problemas e desenvoltura - não importa qual seja sua profissão, essas habilidades são críticas quando surgem problemas inesperados;
  • Aceitar Feedback - não apenas aceitar o feedback de maneira graciosa, mas também aplica-lo, promove o crescimento profissional.
  • Ser confiável - dito isso, também é importante ter sempre o conhecimento e as habilidades para apoiar a auto confiança. Por serem confiantes e capazes, seus supervisores, funcionários e clienets acreditarão no que você está dizendo.
  • Pensamento criativo - ser capaz de encontrar soluções ou alternativas únicas é inestimável; ele impulsiona a inovação e aumenta a eficiência.

Atualmente há diversas oportunidades de desenvolvimento das soft skills. Como elas estão se tornando cada vez mais importantes para diferenciar profissionais bem sucedidos, o mais recomendável é encontrar um curso que alie conteúdo e prática. Modelos que oferecem também mentoria pós curso e opções para sedimentar os conceitos são ainda mais efetivos para moldar as soft skills.

Sobre o Site


Mantendo nossa missão de trazer o que tem de melhor e mais diferenciado para o universo de vendas, compartilhamos artigos com tendências no mercado global que podem contribuir com insighs de como você e sua empresa podem performar melhor.

Outras publicações