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Como ouvir com empatia para reduzir o medo, stress e ansiedade da equipe

Para ajudar os membros de sua equipe a lidar com os desafios do contexto atual, os impactos em suas próprias vidas e manterem-se produtivos e equilibrados, a empatia é essencial!

O Empathy Index revela a importância da Empatia na retenção de colaboradores: 80% dos millenials e 66% dos mais velhos deixariam o emprego atual se sua empresa fosse menos empática.

Algumas dicas que podem ajudar:

  1. Não considere que necessariamente as pessoas estão bem

Sinais não verbais e expressões sutis de estados de ânimo podem ficar ocultos no contato remoto. Para identificar momentos críticos e possível necessidade de apoio, pode ser mais efetivo manter conversas próximas, trocando e-mails ou mensagens de WhatsApp, por videochamadas. Ofereça tempo e espaço para que as pessoas possam processar e lidar com seus sentimentos.

  1. Ouça com empatia

Segundo Connor Neill, “Uma comunicação empática, que constrói confiança, tem menos a ver com o quanto você diz, e mais a ver com o quanto você ouve”.

A necessidade que sentimos de aconselhar, consolar, tentar “dourar a pílula” ou melhorar as coisas com o famoso “Pelo menos você tem x” ou “Pelo menos não aconteceu y”, não é o que ajuda a gerar conexão. Até porque dificilmente o que dissermos irá mudar as coisas ou o sentimento do outro. O que pode mudar, sim, é a conexão verdadeira que demonstramos.

Para ouvir com empatia: 1. Reconhecer a perspectiva do outro como verdadeira (é antes de tudo um sinal de respeito). 2. Eliminar julgamentos 3. Reconhecer a emoção do outro, ser capaz de se conectar com algo em si mesmo que reconhece esse sentimento e poder dizer: “Sei perfeitamente o que está sentindo”.

  1. Estimule seus colaboradores por meio da escuta

Bons ouvintes são curiosos, buscam entender motivações e preocupações mais profundas e ajudam o outro a elaborar suas soluções. Focam em trazer à tona as principais razões de cada questão e não moralizam. Assim, se o colaborador possui conflitos ou inseguranças em relação ao trabalho, ajude-o a se desenvolver ouvindo e fazendo boas perguntas.

 

Por Laís Exel Bisordi – Consultora GoAhead

 

Este conteúdo faz parte do Curso Comunicação Empática da GoAhead.

Com ele você será capaz de desenvolver habilidades para construir atitudes favoráveis  e predisposição de seus interlocutores, por meio de uma comunicação mais intencional e menos reativa. E conquistar, nas interações pessoais e virtuais:

  • Melhor qualidade nas relações profissionais e pessoais
  • Maior colaboração
  • Objetivos alcançados mais vezes em suas interações
  • Ampliação da a conexão e boa vontade do interlocutor
  • Desenvolvimento de suas habilidades de escuta e empatia
  • Melhor resolução de problemas

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