Para ajudar os membros de sua equipe a lidar com os desafios do contexto atual, os impactos em suas próprias vidas e manterem-se produtivos e equilibrados, a empatia é essencial!
O Empathy Index revela a importância da Empatia na retenção de colaboradores: 80% dos millenials e 66% dos mais velhos deixariam o emprego atual se sua empresa fosse menos empática.
Algumas dicas que podem ajudar:
- Não considere que necessariamente as pessoas estão bem
Sinais não verbais e expressões sutis de estados de ânimo podem ficar ocultos no contato remoto. Para identificar momentos críticos e possível necessidade de apoio, pode ser mais efetivo manter conversas próximas, trocando e-mails ou mensagens de WhatsApp, por videochamadas. Ofereça tempo e espaço para que as pessoas possam processar e lidar com seus sentimentos.
- Ouça com empatia
Segundo Connor Neill, “Uma comunicação empática, que constrói confiança, tem menos a ver com o quanto você diz, e mais a ver com o quanto você ouve”.
A necessidade que sentimos de aconselhar, consolar, tentar “dourar a pílula” ou melhorar as coisas com o famoso “Pelo menos você tem x” ou “Pelo menos não aconteceu y”, não é o que ajuda a gerar conexão. Até porque dificilmente o que dissermos irá mudar as coisas ou o sentimento do outro. O que pode mudar, sim, é a conexão verdadeira que demonstramos.
Para ouvir com empatia: 1. Reconhecer a perspectiva do outro como verdadeira (é antes de tudo um sinal de respeito). 2. Eliminar julgamentos 3. Reconhecer a emoção do outro, ser capaz de se conectar com algo em si mesmo que reconhece esse sentimento e poder dizer: “Sei perfeitamente o que está sentindo”.
- Estimule seus colaboradores por meio da escuta
Bons ouvintes são curiosos, buscam entender motivações e preocupações mais profundas e ajudam o outro a elaborar suas soluções. Focam em trazer à tona as principais razões de cada questão e não moralizam. Assim, se o colaborador possui conflitos ou inseguranças em relação ao trabalho, ajude-o a se desenvolver ouvindo e fazendo boas perguntas.
Por Laís Exel Bisordi – Consultora GoAhead
Este conteúdo faz parte do Curso Comunicação Empática da GoAhead.
Com ele você será capaz de desenvolver habilidades para construir atitudes favoráveis e predisposição de seus interlocutores, por meio de uma comunicação mais intencional e menos reativa. E conquistar, nas interações pessoais e virtuais:
- Melhor qualidade nas relações profissionais e pessoais
- Maior colaboração
- Objetivos alcançados mais vezes em suas interações
- Ampliação da a conexão e boa vontade do interlocutor
- Desenvolvimento de suas habilidades de escuta e empatia
- Melhor resolução de problemas